Rosh Hashaná está chegando
Setembro 2020, Rosh Hashaná já está chegando, vai ser tudo diferente, sem sinagoga, sem família perto. Só na tela. Não preciso tirar pratos, pratas, toalhas e o pensamento sem trabalho voou longe e trouxe de presente o setembro da minha infância. Era assim!
A preparação era melhor que a festa. Começava na véspera com carnes, frangos e peixes intimados a comparecer para uma primeira vistoria. E lá vinham as bacias de ágata brancas e enormes, as panelas maiores brilhantes de tão areadas, as tábuas e facões para destroçar aquelas peças.
Era também a vez do bolo de mel e dos temperos penetrarem nas carnes: alho, cebola, cebolinha, orégano, louro, vinho, sal, azeite, pimenta do reino e da vermelha.
Forno e fogão a todo vapor, a casa inteira inundava na mistura dos cheiros do bolo de mel assando e atraindo abelhas com o caldo de galinha exalando salsão e dill e da vitela se afogando no vinho.
Uma porção de mulheres enchia a cozinha - minha avó Fany, minha mãe, minha tia Civia, a Nira e eu. Era uma farra. Elas cantavam, falavam e riam suadas. Pareciam feiticeiras, picando, virando, mexendo e transformando coisas mortas e duras em comidas deliciosas.
Eu experimentava de tudo e ficava observando o movimento. Minha missão era descascar e fatiar maçãs e peras para a compota com frutas secas e ajudar a arrumar a mesa.
Limpar frango, picar cebola, tirar espinhos do peixe, descascar batatas, todo esse trabalho era feito em alguma hora oculta para mim.
Fui protegida pelas minhas mulheres que tiravam do meu caminho qualquer espinho e lágrima.
Fui crescendo abençoada por elas, ganhando coragem, me encontrando. Ah, como foi bom viver cercada pelas minhas mulheres!
Belas memórias !
ResponderExcluirObrigada, Lucia
ExcluirQue gostoso ler esse texto !!!! Lembrei dos cheiros da minha infancia.....que saudade !!!! Amei .
ResponderExcluirFoi gostoso viver aqueles momentos
ExcluirParabéns Ita! Que boas recordações!!! Beatriz
ResponderExcluirSim, Bia
ExcluirRecordações que me alimentam até hoje!
Bjs
Texto simples e, ao mesmo tempo, riquíssimo. Êta Ita de mão boa e de enorme coração!
ResponderExcluirPaulo, agradeço pela sua leitura e comentário !
ExcluirMuito bom! Uma viagem no tempo. Deu até para sentir o perfume dos temperos! Bjs
ResponderExcluirQue delícia de comentário, Re!
ExcluirAdorei querida Ita. Através do teu texto tive a alegria de me transportar no tempo e pude recordar desse mesmo movimento e alegria das mulheres das nossas vidas... Muitas saudades! Shana Tovah Umetukah para todos vocês! Bjs
ResponderExcluirEstas memórias nos alimentam até hoje, você concorda?
ExcluirBj, querida, SHANÁ TOVÁ
Totalmente querida Ita! Alma muito satisfeita e feliz! Bjo carinhoso querida! E um Shana Tovah para todos!
Excluir