Insônia crônica

 

Adormecer está custoso.
Sempre gostei da noite, do silêncio na rua, na casa, minhas horas solitárias necessárias para ler e pensar não roubadas de nada além do meu sono.
Deitei às 3:10, dentro do padrão. Horário não é aleatório: procuro me deitar bem antes das quatro da madrugada para adormecer enquanto certo canal exibe um programa que vende joias.
Sem som, olho para as joias me auto hipnotizando, não preciso mais pensar em quem compra brilhantes e ouro na madrugada pela tv. Já imaginei histórias completas do amante, da viúva, até do pai ausente, algumas bem comoventes.
Acabou, desligo rápido antes que venham os esportes radicais.
Meu marido ao lado ressonando baixinho, ritmado. Constato: jantar mais leve e sem vinho evita ronco.
Esfriou, temperatura perfeita para o edredom e lençóis macios cheios de fios, presente de filho.
Penso no dia que passou, estou em paz, nenhum remorso ou culpa que afastam sono mais que dor de dente. Foi um dia bom.
Silêncio. Momento do ritual, faço minhas preces. Não conto carneirinhos, penso nos meus queridos, começo do menorzinho, vou indo por família e muitas vezes adormeço sem nomear todos. Hoje me lembrei até das pessoas com quem estudei no colégio e o sono não chegou.
4:38 - Tento respiração plena, é assim: esvazio a mente, presto atenção exclusivamente no ar entrando e saindo dos meus pulmões.
Devagar, inspiro pelo nariz em 3 tempos, expiro pela boca em 5 (2 vezes)
Inspiro em 5, expiro em 7 (2 vezes)
Inspiro em 7, expiro em 9 (2 vezes).
Respiração normal nos intervalos, olhos fechados, corpo esticado, mãos na barriga. Muito bom, basicamente uma meditação, estou relaxada.
Sinto calor: viro o travesseiro para o lado fresco, estico a fronha para não deixar marcas no rosto, me ajeito na posição lateral.  Agora vai, já sinto aquela malemolência tomando conta do corpo...
Essa respiração me lembra de uma técnica que vi no YouTube, promete tirar barriga e é para fazer deitada. Pareceu simples, resolvo experimentar.
Deito de costas novamente, alongo a coluna, inspiro, expiro, prendo a respiração e vou encolhendo a barriga aos poucos, abdome total chapado até perceber os movimentos peristálticos. Difícil! Na segunda tentativa confundo o inspira expira prende, espirro tusso engasgo, tudo junto ao mesmo tempo.
Susto, passou, ele nem acordou.
5:29 - durante a meditação lembrei que não tem feijão pronto no freezer para o almoço de amanhã. Vou até a cozinha colocar o bendito de molho. Na volta passo no banheiro, fazer xixi para dormir direto.
Deito rapidinho para não despertar. Bom momento para induzir o sonho com calma, já está clareando, procuro encontro coloco a máscara sobre os olhos. Começa a sessão bocejo, prenúncio certeiro do sono chegando.
Cada bocejo tão amplo e profundo, cheio de vontade, produz lágrimas que jorram escorrem pelos lados externos dos olhos e inundam as orelhas. Preciso tirar a máscara, secar as orelhas.
Houve uma fase em que meus olhos doíam, a oftalmologista prescreveu duas gotas de colírio várias vezes ao dia, lágrimas falsas para hidratar os olhos porque eu não as produzia. Morria de medo das pálpebras abrirem e não fecharem ou fechadas não se abrirem, como portas de ferro rangendo não lubrificadas.
Admirável esse transbordamento agora.
5:58 - Voltando à indução do sonho. Capricho nas imagens suaves, sem personagens para me distrair, paisagens tranquilas...
6:20 - Deu fome! Vou fazer um chá e comer alguma coisa. Impossível dormir com fome, você consegue?
Trata-se (trata-se?) de uma ocorrência aguda de insônia. Ou será crônica?
 


Comentários

  1. Belo texto Ita. Parabéns. Laerte Temple

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela atenção, Laerte, meu companheiro de letras!

      Excluir
  2. Maravilha, me deu sono....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto, Ita - sua insônia, sem culpa e sem remorso. (Eurídice).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela atenção, Eurídice, que também gosta de mexer com letras!

      Excluir
  4. Gostei, muito bom.
    Adriana Seabra Franco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, você é quietinha, nem posso te culpar pela minha insônia...

      Excluir
  5. As vezes a insônia também tem seu lado positivo.
    Sem barulhos, sem celular tocando, dando um tempo para a mente voar, repensar aqueles pensamentos que ficaram inacabados pela cacofonia e urgência de sempre fazer algo o tempo todo.

    Dá um desgaste, é verdade!
    Mas a vida não é assim?
    Sensações?
    Ou apenas uma agenda à ser cumprida, metas a serem atingidas e obrigações concluídas?

    Somos o que pensamos e muitas vezes a insônia nos leva a pensar.

    Bons sonhos se puder.
    Se não puder, bons pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito você também já experimentou o poder das madrugadas, ás vezes são necessárias mesmo!

      Excluir
  6. Me identifiquei do começo ao fim

    ResponderExcluir
  7. Ita: lindo texto! Que alívio! Pensava que era só eu quem tinha essa mesma dificuldade para dormir! Aqui vai um abraço do seu amigo do Rio e parceiro de insônia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro abraço grande, só não vale ter pensamentos negativos!

      Excluir
  8. Se, nesses momentos de insônia a sua criatividade aflora, não se trate … continue nos presenteando!
    Só não se esqueça de bocejar para hidratar os seus lindos Olhos. Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso, nunca pensei em me tratar, não considero doença.
      Merci pelos lindos olhos!

      Excluir
  9. Sofri com você e por você, mas não como você. Eu durmo

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ita, adorei e me vi em algumas cenas. Eu passei roupas
    e cozinhei arroz.

    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha, isso já não é insônia, trabalhar não entra nos meus planos.

      Excluir
  11. Ita , adorei saber das peripécias com a Insônia .
    Não consegui lidar com ela …..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é preciso coragem para levar uma insônia, não desista!

      Excluir
    2. Marcia, os insones unidos agradecem a atenção.

      Excluir
    3. As vezes, isso está acontecendo comigo… e o marido só no ronco kkk

      Excluir
  12. Sensacional, Ita! Os insones se reconhecem e solidarizam Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Ita! Sempre criativa ao descrever as dificuldades do dia a dia! Beatriz

      Excluir
    2. Bia, obrigada por me acompanhar nestas distrações noturnas

      Excluir
  13. Como não se identificar e não se deliciar com seus relatos

    ResponderExcluir
  14. Que insônia inspiradora! 🥰😍🤩Amei, mas desejo que sonhes também.

    ResponderExcluir
  15. Nem essa trajetoria sua noturna de noites em claro te impede de produzir textos tão lindos e realistas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ita, o comentario acima é meu 😬 Tereza

    ResponderExcluir
  17. Tem dias/noites que passo por esta experiência super aborrecida. Chatissimo! Experimento de tudo. Mto bom texto, Ita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, espero que sejam raras estas ocasiões, mas, se acontecer, que sejam leves.

      Excluir
  18. Insônia é horrível, não há quem aguente.. Eu prefiro meio Alprazolan.. hehehe Jose Nunes

    ResponderExcluir
  19. Muito boa crônica, curiosa e um tanto aflitiva ( leitores incorporam autores e compartilham sensações ): torci para que o relógio não se estendesse por tanto tempo. Minha avó assava bolos quando ficava insone . Seus Bolos da Madrugada, embora eventuais, eram deliciosamente apreciados pelos netos. Parabéns pelo texto. Timotheo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Timotheo, sua avó preparava bolo, outra insone passa roupa, faz arroz... Eu tomei um chá, comi torradas com geleia e escrevi. Obrigada pela atenção.

      Excluir
  20. Excelente texto Ita, você descreveu exatamente minhas noites de muitos anos atrás. Mas de repente, um cartão amarelo da vida me levou a iniciar caminhadas, depois de um mês, essas noites foram rareando até desaparecerem por completo. Hoje, caminho, faço hidroginástica e as lembranças dessas noites ficaram no passado. Obrigado pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mohandas, bom saber que você está ativo e animado. Obrigada pela atenção e carinho.

      Excluir
  21. Ita, você descreve a insônia de um forma tão branda, com total controle de tempos e atitudes, durante essas horas escuras do dia. Eu já fico meio triste, ao lembrar que, há anos, dormia tanto e o tanto bem que o sono causava. E constato que a tendência é dormir menos, sabendo que meu corpo não fará uso desses benefícios. Coisas da idade, coisas a serem compreendidas e aceitas.
    Achei sensacional a referência ao canal de venda de jóias… quem nunca passou por eles? E ficar imaginando a vida de quem as adquire… foi demais! Parabéns por mais esse texto lindo. Nora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nora, só hoje vi sua resposta, ainda bem que passei por aqui senão perderia seu comentário tão simpático!
      Bj grande

      Excluir

Postar um comentário

Favor coloque seu nome após o comentário.
Seja um seguidor deste blog

Postagens mais visitadas